Ao volante dessa perua premium, você não desfruta apenas de amplo espaço interno e interior luxuoso. Há também uma lista de sofisticados sistemas de condução “semiautônoma”: além de leitor de placas, assistente de manutenção de faixa, câmera 360º e park assist, a perua conta como a segunda geração do controle de cruzeiro adaptativo, capaz de regular a velocidade e trajetória do carro até os 130 km/h, e o sistema de frenagem automática, que identifica não apenas pedestres e veículos, como também animais grandes. Sem falar no tablet no painel e do sistema de som de grife.
A bordo da versão T6 Inscription, em seu lançamento na Espanha, onde custa 70.750 euros, a perua mostrou que, mesmo sem ter a mesma popularidade dos irmãos S90 e XC90, nada fica devendo a eles. Pelo contrário. Há até mimos adicionais, como o belo teto panorâmico e um prático sistema de rebatimento para os bancos traseiros. De restante, ela praticamente é uma cópia do sedã, inclusive, do ponto de vista dinâmico.
Mesmo sendo 3 cm mais alta e 2 cm mais curta que o três volumes, a perua conservou os mesmos 2,94 m de entre-eixos, que dá para levar no banco traseiro dois passageiros com conforto de classe executiva. Um terceiro ocupante também pode usufruir do interior luxuoso e climatizado, mas terá menos espaço para pernas, devido ao elevado túnel central.
A compensação vem no bagageiro: são 560 litros, 60 l a mais que o oferecido pelo sedã.
A perua, no entanto, é 11 kg mais rechonchuda que o três volumes, mas possui a mesma disposição para acelerar. Para levar 1.924 kg, os 320 cv e 40,7 kgfm extraídos do motor 2.0 (com turbo e compressor mecânico) são mais do que suficientes. Segundo a Volvo, a perua, que conta com um excelente câmbio de oito marchas e tração integral, vai de zero a 100 km/h em 6,1 s – 0,2 s mais lenta que o S90. Mas, assim como ele, a station é sólida em curvas, silenciosa em altas velocidade e extremamente confortável, características mantidas mesmo quando regida pelo modo esportivo Dynamic.
É uma pena que sua venda no Brasil ainda seja incerta. “Seria importante levar a V90 para o Brasil para reforçar a tradição da Volvo no segmento. Mas não há uma data para que isso aconteça”, afirmou João Oliveira, diretor comercial da Volvo Cars Brasil.
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, comando duplo, turbo e compressor volumétrico, injeção direta de gasolina
Cilindrada
1.969 cm³
Potência
320 cv a 5.700 rpm
Torque
40,7 kgfm a 2.200 rpm
Câmbio
Automático de oito marchas; tração integral
Direção
Elétrica
Suspensão
Braços duplos triangulares (diant.) e multilink (tras.)
Freios
Discos ventilados (diant.) e sólidos (tras.)
Pneus
255/35 R20
Dimensões
Compr.: 4, 93 m
Largura: 1,89 m
Altura: 1,47 m
Entre-eixos: 2,94 m
Tanque
60 litros
Porta-malas
560 litros (fabricante)
Peso
1.924 kg